"Educar é mostrar a vida a quem não a viu".Quero ensinar as crianças, elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os filósofos gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal". Rubem Alves

terça-feira, 4 de setembro de 2012

O que são os nossos sonhos?

      Em relação a esse tema,  citarei algumas explicações com base no nosso amigo Freud, que tantas contribuições nos trouxe à cerca dos estudos que fomentam a compreensão do psiquismo e do comportamento humano. 
        Freud aponta em sua obra intitulada “A Interpretação dos sonhos de 1899”, que os sonhos são uma via de escoamento daquilo que está oculto no inconsciente (pensamentos, emoções reprimidas, desejos censurados, fragmento de fatos vivenciados, traumas, etc.). A interpretação dos sonhos leva ao conhecimento dessas atividades inconscientes da mente, e também, segundo o autor, este é o melhor caminho para o estudo das neuroses. 
        Os sonhos são o ponto de articulação entre o normal e o patológico, são produções e comunicações da pessoa que sonha e não são absurdos, como parecem, pois todos possuem sentido, já que são também manifestações de desejos ou algo que ainda não foi muito bem resolvido ou elaborado. É através do relato feito pelo sonhador, que tomamos conhecimento dos seus sonhos. O sonho contado passa por distorções da censura (superego), num processo chamado de Elaboração Onírica ou Trabalho do sonho, que tem como objetivo proteger o sujeito de alguma ameaça (angústia de alguma lembrança dolorosa, etc). O sonho oculta a siignificação de um verdadeiro desejo. A psicanálise tenta fazer com que esse desejo apareça, através de um relato e da interpretação daquilo que foi ocultado por conta da censura. Este desejo tem haver com a nossa infância e com todas as interdições que o nosso inconsciente foi submetido A interpretação é exatamente o caminho que nos leva ao conteúdo manifesto dos sonhos.
      Esta obra de Freud, “A Interpretação dos Sonhos”, passou por várias críticas e até foi mal recebida por psiquiatras e cientistas na época de sua publicação. Na ocasião, teve 351 exemplares vendidos nos seis primeiros anos, para anos mais tarde, se consagrar e se tornar um dos livros mais importantes do novo século.
      Sonhar é portanto é extremamente benéfico, salutar e essencial para a saúde psíquica, assim como as fantasias e os devaneios. De acordo com estudos científicos dentro do campo da Medicina Psicossomática, pacientes somáticos de forma geral, apresentam dificuldades para sonhar ou simplesmente não sonham, denotando uma incapacidade de simbolizar e de atribuir sentido e ressignificação aos acontecimentos de sua realidade. Os pacientes somáticos costumam fazem uma inscrição direta de diversos sintomas no corpo, sem passar pela via da simbolização. Ler sobre Alexitimia.

Por Aline Debatin
Psicóloga e Psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: