"Educar é mostrar a vida a quem não a viu".Quero ensinar as crianças, elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os filósofos gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal". Rubem Alves

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Assim diz a lenda:

      " Houve um tempo em que todos os homens eram deuses, mas eles abusaram tanto de sua divindade que Brahma, o mestre dos deuses, tomou a decisão de lhes retirar o poder; resolveu escondê-lo num lugar onde seria absolutamente impossível reencontrá-lo. Mas o grande problema era encontrar um esconderijo. Brahma convocou um conselho dos deuses menores para resolver 
o problema: 'Enterremos a divindade do homem na terra', foi a primeira idéia dos deuses.
       'Não, isto não basta, pois o homem vai cavar e encontrá-la, respondeu Brahma.
Então, os deuses retrucaram: 'Então, joguemos a divindade no fundo dos oceanos'.
Mas Brahma não aceitou a proposta, pois achou que o homem um dia iria explorar as profundezas dos mares e a recuperaria.
      Então, os deuses menores concluíram: 'Não sabemos onde escondê-la, pois não existe na terra ou no mar, lugar que o homem não possa alcançar um dia'.
Então, Brahma se pronunciou: 'Eis o que vamos fazer com a divindade do homem, vamos escondê-la na maior profundeza: dentro dele mesmo, pois é o único lugar onde ele jamais pensará em procurá-la'.
     Desde esse tempo, concluiu a lenda, que o homem fez a volta da Terra, explorou, escalou, mergulhou e cavou, em busca de algo que se encontra nele mesmo.."

      Temos um grande tesouro a ser desvendado dentro de nós e isto se dá através do auto-conhecimento, que pode vir pela via da meditação, terapia, reflexões e observações diárias, pautados no desejo de querer mudar e progredir com consciência e humildade.
   A mudança não é fácil, pois implica em disciplina, paciência e desconstrução de padrões de pensamentos distorcidos e crenças. O poder de cura física, psíquica ou espiritual está em nossas mãos. Um dia, cada um ao seu tempo, terá a maturidade, a sabedoria e a serenidade para compreender tantas dúvidas e questionamentos.

Por Aline Debatin
Psicóloga e Psicolpedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: